SEJA BEM VINDO

SEJA BEM VINDO
Demais é D+

terça-feira, 23 de junho de 2009



O vidro é infinitamente reciclável.
Reciclar uma embalagem de vidro é sinônimo de economia, o material pode ser reciclado infinitamente, sem perda da qualidade ou pureza do produto. Eis a vantagem deste processo: se fosse para produzir uma garrafa utilizando a manufatura através de areia, calcário e carbonato de sódio, o gasto seria muito maior, considerando o custo de energia no processo de obtenção. Conclusão: No processo de reciclagem se usa menos energia e a matéria original é reaproveitada. E por que não levar esta iniciativa para a sala de aula? Comece a introduzir o conceito de Reciclagem de vidro, falando sobre a composição do vidro e por que seria interessante reaproveitar cacos de vidro descartados. Se a coleta seletiva não faz parte da realidade de sua escola, esta estratégia de ensino pode surgir como um incentivo para que a atividade seja realizada. “À procura do lixo perdido” – cinco iniciativas que podem transformar seus alunos em cidadãos ecológicos.


1. Organize uma “vistoria” pelas dependências da Escola, esclareça sobre os tipos de vidro a serem recolhidos. O lixo escolar inclui: garrafas, lâmpadas incandescentes, potes de alimentos e outros tipos de materiais de vidro.


2. Dica: divida os alunos em grupos, a equipe que recolher mais vidro descartado ganhará um prêmio, além da conscientização ambiental.


3. Atenção: estes objetos quando quebrados se transformam em armas cortantes. Para a maior segurança de seus alunos, instrua-os sobre o uso de luvas para a proteção das mãos.


4. Separe o material em caixas de papelão e envie para o local de reciclagem mais próximo.


5. Deixe bem claro para a turma que esta ação é essencial para o nosso bem e do meio onde vivemos, pois evita o volume nos aterros sanitários. Essa mesma iniciativa pode ser aplicada para o recolhimento de papel e plástico.



Por Líria Alves


Graduada em Química

Nenhum comentário:

O Amor é Lindo

O Amor é Lindo
FELIZ...EU QUERO É MAIS!