SEJA BEM VINDO

SEJA BEM VINDO
Demais é D+

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Provérbios 6: 16 - 19


Provérbios 6: 16 - 19

16- Estas seis coisas o SENHOR odeia, e a sétima a sua alma abomina:
17- Olhos altivos, língua mentirosa, mãos que derramam sangue inocente,
18- O coração que maquina pensamentos perversos, pés que se apressam a correr para o mal,
19- A testemunha falsa que profere mentiras, e o que semeia contendas entre irmãos.
Deus se aborrece muita destas sete coisas. Satanás é a fonte de todas elas. Se você separar um tempo para pensar em outros versículos na Bíblia que nos falam disto, irá descobrir como Satanás é ardiloso. “Não neófito, para que, ensoberbecendo-se, não caia na condenação do diabo” (1.º Timóteo 3:6). <-> “Vós tendes por pai ao diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai. Ele foi homicida desde o princípio, e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, e pai da mentira” (João 8: 44).
Aborrecer quer dizer sentir horror alguma coisa. Abominar é detestar. Quando a Bíblia diz que Deus aborrece e abomina algumas coisas, devemos prestar atenção para evitar tais coisas em nossas vidas. Examinemos estas sete coisas que contradizem o santo caráter de Deus.
Olhos altivos: São olhos elevados, altos, arrogantes, orgulhosos e presunçosos. Deus sempre condena a arrogância dos homens, pois ela contraria a sabedoria divina. "Eu, a Sabedoria, habito com a prudência e disponho de conhecimentos e de conselhos” <-> “O temor do SENHOR consiste em aborrecer o mal; a soberba, a arrogância, o mau caminho e a boca perversa, eu os aborreço." (Provérbios 8: 12 - 13).
O profeta Isaías profetiza sobre o estabelecimento da montanha da casa do Senhor, uma profecia claramente messiânica. (Ler Isaías 2: 1 - 5). No mesmo capítulo, ele mostra que Cristo viria contra a soberba e a arrogância dos homens (Ler Isaías 2:12 - 17).
Língua mentirosa : Nesta lista de sete coisas que Deus aborrece, três são pecados da língua. Deus odeia a mentira. O mentiroso será castigado por Deus. (Ler Salmos 7:12 -16). Muitas pessoas confiam na mentira, se achando capazes de enganar o mundo e até o próprio Deus. Na sua arrogância, elas não confiam no Senhor. “Bem-aventurado o homem que faz do Senhor a sua confiança, e que não atenta para os soberbos nem para os apóstatas mentirosos” (Salmos 40: 4). O servo de Deus abandona a mentira e busca a lei do Senhor. “Odeio e abomino a falsidade; amo, porém, a tua lei” (Salmo 119:163). Da mesma maneira que Deus aborrece a mentira, a pessoa justa também a aborrece. “O justo odeia a palavra mentirosa, mas o ímpio se faz odioso e se cobre de vergonha” (Provérbios 13: 5).

Mãos que derramam sangue do inocente : Deus sempre detestava a violência dos homens. A violência é citada como motivo para a destruição dos homens no dilúvio. “Então disse Deus a Noé: O fim de toda carne é chegado perante mim; porque a terra está cheia da violência dos homens; eis que os destruirei juntamente com a terra” (Gênesis 6: 13).
Aprendemos que o servo de Deus deve procurar ficar longe dos violentos: “Não tenhas inveja dos homens malignos, nem queiras estar com eles” <-> “porque o seu coração medita a violência; e os seus lábios falam maliciosamente” (Provérbios 24:1 e 2).

Coração que trama projetos iníquos: Os ímpios tramam contra os justos. Há tanta injustiça no mundo que pessoas boas ficam desesperadas. Mas, este quadro será invertido. “Trama o ímpio contra o justo e contra ele range os dentes” (Salmos 37: 12). Pessoas que dizem ser servos do Senhor e até as que ensinam à palavra de Deus podem ser culpadas desse pecado. Não adianta pregar a palavra de Deus e usar a mesma boca para difamar irmãos. Não deve condenar os ladrões e adúlteros com a boca enquanto participa dos mesmos pecados. (Ler Salmos 50: 16 - 23).

Pés que se apressam a correr para o mal: Deus criou o homem para servir a Ele. Devemos dedicar nossos corpos como sacrifícios vivos para fazer a vontade do nosso Criador e Redentor. “ROGO-VOS, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional” <-> “E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus” (Romanos 12:1 - 2).
Testemunha falsa que profere mentiras: Duas vezes nessa lista de sete itens, Deus inclui a mentira. Não podemos exagerar a gravidade desse pecado. Deus é verdade, e a mentira não vem Dele. Temos que aprender falar a verdade sempre e exclusivamente. “Por isso deixai a mentira, e falai a verdade cada um com o seu próximo; porque somos membros uns dos outros” (Efésios 4:25).
O que semeia contendas entre irmãos: Pecado que envolve, principalmente, o uso errado da língua. Contendas são obras de maldizentes. "Sem lenha, o fogo se apaga; e, não havendo maldizente, cessa a contenda” (Provérbios 26:20). Existe pessoas neste mundo que se ocupam falando mal dos outros e semeando contendas. Deus detesta tal comportamento, Ele inclui contendas entre os piores dos pecados.“Estando cheios de toda a iniqüidade, prostituição, malícia, avareza, maldade; cheios de inveja, homicídio, contenda, engano, malignidade;” (Romanos 1: 29).
Não devemos esquecer que somos irmãos em Cristo, por isso ao provocar discórdia entre nós é enquadrado por Deus como um pecado não aceitável por Ele. (abominável).
Escândalo significa aquilo que é causa de erro ou de pecado, para a palavra de Deus significa tropeço ou armadilha, símbolo daquilo que incita o pecado. “Ai do mundo, por causa dos escândalos; porque é inevitável que venham escândalos, mas ai daquele homem por quem o escândalo vem!” (Mateus 18: 7).
Portanto irmãos a família e a igreja têm que ser unida em Cristo Jesus. Somos todos os membros de um corpo e esse corpo é Jesus Cristo, e quando há união e confraternização para cultuar o nosso Deus a igreja sem duvida nenhuma é abençoada.
Mario A. Cabestre

Nenhum comentário:

O Amor é Lindo

O Amor é Lindo
FELIZ...EU QUERO É MAIS!