Seu
celular foi roubado? Veja o que pode ser feito para bloqueá-lo e diminuir o
prejuízo
Ana Ikeda
Do UOL, em São Paulo
Celular perdido, furtado ou roubado
pode ser bloqueado -- tanto a linha quanto o aparelho
O
Brasil alcançou em 2011 um número recorde de linhas celulares habilitadas no
país, que são agora mais de 242 milhões. Com tantos aparelhos sendo usados, é
cada vez mais comum ouvir histórias de pessoas que tiveram celulares roubados e
perdidos. Mas você sabe o que deve fazer quando isso acontece? O UOL
Tecnologia traz a seguir algumas dicas para quem, infelizmente, passou ou
passará por essas situações.
Bloqueio do aparelho
Desde
2000 existe um cadastro único que registra aparelhos que foram roubados, com o
objetivo de impedir que sejam habilitados com novas linhas. O Cemi (Cadastro de
Estações Móveis Impedidas), no último dia de dezembro de 2011, tinha cerca de
1,9 milhão de aparelhos bloqueados – número bem baixo se considerarmos os 242
milhões de linhas celulares no país.
O que fazer quando
você perde seu celular?
1º
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Ligue para a central de atendimento
da operadora e solicite o bloqueio da linha
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2º
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Encontre o IMEI (nº de identificação
do aparelho) na nota fiscal do aparelho
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3º
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Faça um Boletim de Ocorrência ou
assine um Termo de Responsabilidade na loja da operadora para bloquear o
aparelho com IMEI
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4º
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Se usa um smartphone com aplicativo
de rastreamento, peça ajuda da polícia para tentar recuperá-lo
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5º
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Se pagou caro no aparelho (e costuma
perdê-lo), faça um seguro para o smartphone
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Assim
como você tem um R.G, seu aparelho celular tem um número único de identidade no
mundo, chamado de IMEI (International Mobile Equipment Identity). É com
esse número que é possível bloquear seu aparelho: o problema é que ele está,
geralmente, atrás da bateria do celular (impossível de ver depois de ser
roubado) ou na nota fiscal (que você guardou em alguma gaveta e nem sabe
mais onde está).
Então,
se você está lendo esse trecho do texto, pare tudo e corra atrás do seu IMEI.
Deixe anotado em um local de fácil acesso (dica: envie um email para si mesmo
com o seu IMEI).
Anotou
direitinho?
Desde
abril de 2010, para cadastro no Cemi não é mais preciso apresentar o Boletim de
Ocorrência à sua operadora. No primeiro contato, a empresa faz um bloqueio
temporário. Para torná-lo permanente, você deve comparecer a uma loja da
operadora e assinar um termo de responsabilidade em até 48h do comunicado da
perda, furto ou roubo ou, se preferir, encaminhar o B.O à empresa (no Estado de
São Paulo, ele pode ser feito pela internet em caso de furto ou
perda).
Bloqueio da linha
Antes
de bloquear o aparelho, a primeira atitude a ser tomada é bloquear a sua linha
de celular – isso impede, no caso de donos de linhas pré-pagas, que o ladrão
gaste todos os seus créditos. No caso de linhas pós-pagas, a conta mensal ainda
será enviada para você, mas pelo menos quem ficou com seu celular não gastará a
franquia do seu plano.
Cada
operadora tem um procedimento próprio para o bloqueio da linha, mas em geral
ele pode ser feito por telefone pelo serviço de atendimento ao consumidor (não
se esqueça de anotar sempre o protocolo de atendimento). Veja abaixo cada caso
específico:
Em
caso de roubo, furto ou perda do aparelho celular, o cliente deve entrar em
contato imediatamente com o Serviço de Atendimento ao Cliente da Claro,
pelo número 1052, de qualquer telefone e solicitar o bloqueio da linha
ou, ainda, realizar a suspensão da linha pelo site da Claro, na seção Minha
Claro. O bloqueio também pode ser feito nas lojas.
Para
clientes Claro Conta, a Claro permite que o cliente adquira novo
aparelho no valor referente ao plano contratado caso já tenha cumprido, no
mínimo, seis meses da carência vigente. Neste caso, o cliente deve entrar em
contato com o Serviço de Atendimento da operadora e, posteriormente,
apresentar o boletim de ocorrência na loja. Ele também deve estar adimplente e
não ter participado da Política de Perda e Roubo nos últimos 12 meses.
No
entanto, é preciso ficar atento ao prazo para reativação da linha bloqueada –
afinal, pode se tratar de um número que você tem há muito tempo – que varia de
60 a 150 dias dependendo da operadora.
Esse
era o caso da assessora Karolina Dirani, 32, que teve o celular furtado, mas
perdeu a linha por um erro de informação da atendente da operadora. “Ela disse
que eu tinha até seis meses para desbloquear a linha, porém o correto era ter
dito três. Perdi uma linha que tinha há dez anos por isso”, relembra.
Uma
amiga ligou para o número antigo e avisou Karolina que um homem havia atendido
a ligação. “Quatro meses depois, percebi o erro. Procurei um advogado, mas ele
disse que sem o número do protocolo de atendimento seria difícil provar o erro
da atendente.”
Rastreamento
Para
quem usa smartphones, alguns aplicativos realizam o rastreamento dos aparelhos.
Se você foi roubado, é totalmente desaconselhável sair sozinho em busca do
celular – procure ajuda da polícia.
Publicitário Vitor Rosalem combinou o
uso do aplicativo Find My iPhone ao Google Street View para reaver celular
esquecido em táxi
Em
um caso recente (e cada vez mais comum), a Polícia Civil de São Paulo
prendeu três suspeitos que haviam roubado, além de um iPhone,
laptops das vítimas. O celular da Apple levado pelos ladrões pôde ser rastreado
pelo Find My iPhone. O delegado do caso, Noel Rodrigues de Oliveira Júnior,
afirmou que já era a terceira vez que prendia assaltantes usando o aplicativo
de rastreamento.
Fonte UOL notícias -
tecnologia
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