SEJA BEM VINDO

SEJA BEM VINDO
Demais é D+

domingo, 10 de outubro de 2010

Trabalho infantil atinge cerca de 2 milhões de crianças no Brasil


Trabalho infantil atinge cerca de 2 milhões de crianças no Brasil Meninos e meninas são responsáveis, quase sempre, pelo sustento da família
http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20101008/not_imp622203,0.php
Apesar de a Constituição brasileira proibir o trabalho para menores de 16 anos, a mão de obra infantil atinge cerca de 2 milhões de crianças entre cinco e 15 anos no Brasil.
As crianças trabalham, principalmente, nos cruzamentos das grandes cidades para garantir a sobrevivência.
No caso das meninas, o problema é ainda pior porque podem ainda ser vítimas de exploração sexual. Larissa, de 13 anos, grávida de quatro meses, diz que era obrigada a voltar para casa todos os dias com R$ 50.
- Quando eu estava na casa de uma mulher lá em São Cristóvão [Rio de Janeiro], ela mandava eu fazer [sexo] e dar o dinheiro pra ela. Ela falou que, se eu não voltasse com R$ 50, eu não ia comer lá. Eu tinha que voltar. Ficava lá na rua, voltava e dava o dinheiro pra ela. Eu estava na casa dela de favor. No Lixão de Gramacho, Baixada Fluminense, milhares de catadores tiram o sustento da família do lixo. Para ajudar na renda familiar, as crianças também trabalham. Outro exemplo de exploração do trabalho infantil é a crueldade do mundo do crime. Nas comunidades cariocas, muitas crianças são os soldados de tráfico de drogas.

Mudança

O desembargador Siro Darlan defende uma política de ação social para as crianças e as famílias.
- No Brasil, o que tem sido feito, via de regra nas grandes urbes, tem sido programas de recolhimento de crianças, como se essas crianças fossem um lixo humano e o recolher pelo recolher não constrói nada.

Nenhum comentário:

O Amor é Lindo

O Amor é Lindo
FELIZ...EU QUERO É MAIS!