SEJA BEM VINDO

SEJA BEM VINDO
Demais é D+

segunda-feira, 26 de abril de 2010


SEM PALAVRAS
Muitas são as palavras que proferimos no decorrer de um dia, e várias são as circunstâncias em que saem da nossa boca. Todavia, devemos ter um cuidado especial com a nossa língua, porque, assim como, o que falamos pode servir como medicina (Pv 12:18); pode também, contribuir a favor da vida ou da morte (Pv 18:21).
Portanto, as palavras dos homens, têm poder para:
1. ABENÇOAR – O apóstolo Paulo escreve aos romanos: “Abençoai os que vos perseguem...” (Rm 12:14)
2. AMALDIÇOAR – (Moisés, dirigindo-se ao povo judeu): “... não amaldiçoarás o príncipe do teu povo” (Ex 22:28) – Extraído das leis civis.
- “Ao que retém o trigo, o povo a amaldiçoa...” (Pv 11:26);
Em relação a essas duas maneiras, Deus nos fez promessas, que se encontram em Gn 12:3 (“Abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem...”).
3. NOS PROPORCIONAM ALEGRIA – “O homem se alegra em dar resposta adequada, e a palavra a seu tempo, quão boa é!” (Pv 15:23);
4. SERVEM PARA EDIFICAR – “Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, e, sim, unicamente a que for boa para edificação, conforme a necessidade e assim transmita graça aos que ouvem” (Ef 4:29); Torpe= obscena, indecente.
- A vossa alma seja sempre agradável, temperada com sal, para saberdes como deveis responder a cada um (Cl 4:6);
Obs: O sal é apresentado aqui como algo que deva ser preservado...
5. NOS PROPORCIONAM UMA MELHOR CONDUTA DIANTE DE DEUS – “E tudo o que fizerdes, seja em palavra, seja em ação, fazei-o em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai” (Cl
6. SERVEM COMO PROMESSAS DE BENÇÃOS – Exemplo: “Então lhe respondeu Eli: Vai-te em paz, e o Deus de Israel te conceda a petição que lhe fizeste (1a. Sm 1:17). Palavra de Eli para Ana, mulher de Elcana...
7. SERVEM PARA FAZER DISTINÇÃO – Nas palavras do sábio, há favor, mas ao tolo os seus lábios os devoram (Ec 10:12); Favor= graça, obséquio, benefício.
- As palavras dos sábios são como aguilhões, e como pregos bem fixados as sentenças coligidas, dadas pelo único Pastor (Ec 12:11); Aguilhões= tudo aquilo que excita a agir, estímulo.
8. SÃO COMPARADAS AS COISAS EXCELENTES – Como maçãs de ouro em salvas de prata, assim é a palavra dita a seu tempo (Pv 25:11); Salvas= uma espécie de bandeja.
9. PODEM SER USADAS TAMBÉM PARA ENGANAR – O apóstolo Paulo, na sua carta aos Romanos, nos advertindo:
- “Porque esses tais não servem a Cristo, nosso Senhor, e, sim a seu próprio ventre; e, com suaves palavras e lisonjas, ENGANAM os corações incautos” (Rm 16:18); Lisonja= bajulação, louvor interesseiro.
10. SERVIRÃO COMO SENTENÇAS – (Jesus Cristo, dirigindo-se ao povo...)
- “Digo-vos que toda palavra frívola que proferirem os homem, dela darão conta no dia do juízo; porque pelas tuas palavras serás justificado, e pelas tuas palavras serás condenado” (Mt 12:36 e 37); Frívolo= de pouco valor, sem importância.
11. FINALMENTE, O APÓSTOLO TIAGO NOS ACONSELHA – “... todo homem, pois, seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para irar” (Tg 1:19).
Jesus também nos ensina, que, não é pelo muito falar que seremos ouvidos
(Mt 6:7).
12. CONCLUSÃO – Em razão de tudo que foi exposto, cada um de nós deve procurar buscar o que julgar melhor, não nos esquecendo, que somos instrumentos a serviço de Deus...
- O rei Davi, por exemplo, pediu a Deus: “Põe guarda, Senhor, à minha boca; vigia a porta dos meus lábios” (Sl 141:3)

Nenhum comentário:

O Amor é Lindo

O Amor é Lindo
FELIZ...EU QUERO É MAIS!