SEJA BEM VINDO
sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009
quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009
Estão de olho no Dinheiro.
Bancos
De acordo com o Procon, o consumidor deve tomar cuidado, já que o contrato pode mencionar cobranças de taxas proibidas, como, por exemplo, a TAC (Taxa de Abertura de Crédito), geralmente exigida em financiamentos imobiliários, automotivos e empréstimos pessoais. A cobrança desta tarifa está proibida pelo Banco Central desde o dia 30 de abril de 2008. O pagamento após esta data dá direito ao consumidor de exigir o valor em dobro, com juros e correção monetária.
As instituições financeiras não devem cobrar taxas por fornecimento de cartão magnético ou de um talão com dez folhas, no mínimo, e substituição do cartão magnético por iniciativa do banco. Também ficam proibidas cobranças por expedição de documentos para liberação de garantias, devolução de cheques e manutenção de conta poupança cuja abertura foi determinada pelo Judiciário, além de fornecimento de extrato mensal. Caso o direito seja desrespeitado, o consumidor pode mover uma reclamação nos órgãos de defesa do consumidor.
Juros e multas
No caso de o consumidor conseguir a quantia necessária para o pagamento de uma dívida antes mesmo que ela vença, é preciso exigir a redução proporcional de juros e outros valores acrescidos. Vale ressaltar a importância de checar no contrato uma cláusula que anula as prestações pagas em caso de inadimplência. De acordo com o artigo 53 do CDC, “consideram-se nulas de pleno direito as cláusulas que estabeleçam a perda total das prestações pagas em benefício do credor que, em razão do inadimplemento, pleitear a resolução do contrato e a retomada do produto alienado”.
Embora temida, a negociação de dívida junto ao credor é o caminho mais fácil para resolver a situação e recuperar o crédito na praça. No entanto, durante os cálculos de juros e mora previstos, é preciso se ater para não pagar mais do que determina a lei, orienta o Procon.
De acordo com o CDC, o consumidor não deve arcar com mais que 2% de multa do valor da prestação. A legislação também determina a pena aos lojistas que cobram acima do valor previsto: devolução em dobro do valor pago inadequadamente, acrescido de correção monetária.
O inadimplente também está livre de arcar com despesas com honorários advocatícios, telefones interurbanos e locomoção para cobranças em outras cidades. A mesma regra é aplicada em casos de gastos com correspondência, assim como notificação via cartório. O consumidor deve exigir e guardar todos os comprovantes de pagamentos efetuados.
terça-feira, 24 de fevereiro de 2009
sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009
CURIOSIDADE : OS CABELOS
- Os ruivos, 90.000.
- Os que tem cabelos pretos, 110.000.
- Os louros, 140.000.
- O diâmetro médio do fio de cabelo depende de vários fatores, principalmente da raça do indivíduo. Os louros variam entre 0,017 a 0,051 mm e os de cor escura, entre 0,064 e 0,1 mm.
- Um simples fio de cabelo pode suportar em média até 100 gramas de peso antes de se romper. Isso significa que todos os cabelos da cabeça podem juntos, pelo menos teoricamente, suportar o peso de dois elefantes africanos adultos (~ 5.000 kg cada).
- Crescimento médio anual: 12 cm.
- O cabelo feminino cresce mais devagar que o masculino.
- O cabelo masculino é mais denso que o feminino.
- Acima de 50% dos homens com idade na faixa de 50 anos, tem a queda de cabelos segundo um padrão definido masculino.
- 40 % das mulheres na época que atingem a menopausa, terão um padrão feminino hereditário de queda dos cabelos.
- Em geral, 90% dos fios de cabelo estão em crescimento e 10% em repouso.
- Distúrbios da tireóide e deficiência de ferro no organismo são fatores reversíveis da queda do cabelo.
- A maioria das drogas e vários tipos de medicamentos causam a queda dos cabelos.
- Pode-se perder mais de 50 % dos cabelos antes de que se torne evidente para as outras pessoas.
- É normal a perda de 100 fios de cabelo por dia e esse número ainda varia segundo vários fatores, entre eles, a alimentação, o estado de saúde e hábitos individuais.
- Diariamente nos adultos médios, a soma total do crescimento dos fios de cabelo atinge 35 metros.
- O cabelo é o tecido humano que mais cresce no corpo.
- Pontas de fios quebrados não podem ser consertadas e devem ser cortadas.
- Cortar os cabelos não interfere com seu crescimento.
- O cabelo cresce mais no clima quente do que no frio.
- Nas pessoas idosas o cabelo cresce menos e torna-se menos denso.
- A higiene correta não resseca os cabelos.
- A lavagem frequente não aumenta a queda de cabelos.
- Pentear é menos prejudicial do que escovar.
- Massagear regularmente o couro cabeludo, aumenta o fluxo sanguíneo que irriga as raízes dos cabelos.
- A poluição é prejudicial aos cabelos; ela enfraquece e tira seu esplendor. É particularmente prejudicial aos cabelos oleosos, uma vez que atrai e retém as impurezas contidas na atmosfera.
- A umidade estica os fios do cabelo.
- A textura ou trama do cabelo é determinada pelo diâmetro individual de cada fio.
- O cabelo não revela a que sexo pertence a pessoa.
- Cabelos de pessoas da raça negra crescem mais devagar e são mais frágeis que os de outras raças.
- Cabelos de pessoas asiáticas crescem mais rápido e possuem maior elasticidade.
- Africanos e europeus são mais propensos a ficar carecas do que os asiáticos.
quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009
Em 1735, o botânico Carl Lineu nomeou a Maconha como Cannabis sativa. A mesma foi chamada de Cannabis indica, pelo biólogo francês, Jean Baptiste Lamarck. Assim como outras plantas, a maconha possui dois gêneros: macho e fêmea. Em um mesmo pé pode ter ambas as estruturas sexuais. É a flor do macho que produz o pólen que fecunda a fêmea, quando a flor da fêmea é fecundada ela se enche de sementes e depois morre.
Quando não ocorre fecundação da fêmea, essa excreta uma grande quantidade de resina pegajosa composta por dezenas de substâncias diferentes. Dentre as várias substâncias, existe a THC (delta-9-tetrahidrocanabinol) que serve de filtro solar para a planta, pois essa é de clima desértico. Apesar do THC estar presente em toda a planta é na flor da fêmea que se encontra a maior concentração da substância. A real droga da maconha é essa flor.
O THC tem uma propriedade bem curiosa, gruda em algumas moléculas das paredes dos neurônios de animais, até mesmo do homem, tais moléculas são conhecidas como receptores de canabinóides, quando ocorre a ligação o receptor opera sutis mudanças químicas dentro da célula, mas não se sabe dizer ao certo quais são elas. Em 1992, o pesquisador israelense Ralph Mechoulam descobriu o motivo pelo qual temos tal receptor. O receptor serve para ligar-se à outra molécula, a mesma fabricada pelo próprio cérebro, muito semelhante ao THC. A molécula foi batizada por Rauph de anandamida (ananda, em sânscrito, significa “felicidade”). Enfim, o cérebro produz uma substância com efeitos parecidos com os do THC, em doses bem menores. Não se sabe qual a finalidade da anandamida no cérebro, mas está relacionada ao controle da dor. Pelo fato de haver receptores de canabinóides em células fora do cérebro, leva a pensar que a anandamida desempenha um papel mais abrangente do que parece.
Além das formas de uso mais conhecidas há uma especial, a do cânhamo, que é utilizado na produção de tecidos. Supostamente foi pelo fato de Cristóvão Colombo usar tecidos derivantes do cânhamo em suas velas e cordas, assim, juntamente com as embarcações as sementes da maconha também vieram. A idéia era de plantar as sementes, pois se tivesse que ser feita alguma reparação nas velas e cordas, eles teriam o material. Enquanto a maconha era utilizada por pessoas mais pobres, ela não causava tanto medo, repúdio e preconceito. Porém, quando as pessoas de classe média começaram a fazer o uso da droga, surgiu um motivo de preocupação.
Há indícios de que há muitos anos a maconha se faz presente em quase todo o mundo, sua disseminação se deu através de viajantes, esses levavam sementes da maconha, desse modo essa se fazia presente em quase todos os continentes. Por muitos anos a maconha foi considerada legal, sua ilegalidade em vários países, incluindo o Brasil, se deu por volta do século XX. Mas ainda existem países onde a maconha é legal, em outros ela é comercializada unicamente como remédio (auxiliando pacientes no tratamento de doenças, controlando a dor).
No Brasil, a maconha se faz tão presente por existir muitas áreas sem qualquer tipo de vigilância. Com isso fica mais fácil o escoamento da droga. Durante um bom tempo a maconha era comercializada com um preço insignificante. Vários países tentaram mais nenhum conseguiu erradicar a maconha de seu território. A maconha é conhecida em muitos países como “marijuana”. Há boatos de que as tropas revolucionárias de Pancho Villa que chacoalharam as estruturas do poder em 1910, eram adeptos de um baseado no intervalo das batalhas; assim surgiram os conhecidos versos: La cucaracha/ la cucaracha/ ya no puede caminar/ Porque no tiene/ Porque le falta/ marijuana que fumar, atribuídos à Villa.
O efeito causado pela maconha em pessoas que a fuma é variado. Para evitar problemas relacionados à saúde física e mental, é recomendável que a pessoa não faça o uso de drogas (no caso em questão a cannabis), pois pode agravar os problemas relacionados à saúde. Principais efeitos Os efeitos causados pelo consumo da maconha, bem como a sua intensidade, são os mais variáveis e estão intimamente ligados à dose utilizada, concentração de THC na erva consumida e reação do organismo do consumidor com a presença da droga.
Os efeitos físicos mais freqüentes são avermelhamento dos olhos, ressecamento da boca e taquicardia (elevação dos batimentos cardíacos, que sobem de 60 - 80 para 120 - 140 batidas por minuto).
Com o uso contínuo, alguns órgãos, como o pulmão, passam a ser afetados. Devido à contínua exposição com a fumaça tóxica da droga, o sistema respiratório do usuário começa a apresentar problemas como bronquite e perda da capacidade respiratória. Além disso, por absorver uma quantidade considerável de alcatrão presente na fumaça de maconha, os usuários da droga estão mais sujeitos a desenvolver o câncer de pulmão.
O consumo da maconha também diminui a produção de testosterona. A testosterona é um hormônio masculino responsável, entre outras coisas, pela produção de espermatozóides. Portanto, com a diminuição da quantidade de testosterona, o homem que consome continuamente maconha apresenta uma capacidade reprodutiva menor.
Os efeitos psíquicos são os mais variados, a sua manifestação depende do organismo e das características da erva consumida. As sensações mais comuns são bem-estar inicial, relaxamento, calma e vontade de rir. Pode-se sentir angústia, desespero, pânico e letargia. Ocorre ainda uma perda da noção do tempo e espaço além de um prejuízo na memória e latente falta de atenção.
Em longo prazo o consumo de maconha pode reduzir a capacidade de aprendizado e memorização, além de passar a apresentar uma falta de motivação para desempenhar as tarefas mais simples do cotidiano.
domingo, 15 de fevereiro de 2009
O Vencedor e o Perdedor
Um vencedor é sempre parte da resposta
Um perdedor é sempre parte do problema
Um vencedor possui sempre um programa Um perdedor possui sempre uma desculpa
Um vencedor diz "Deixe-me ajudá-lo" Um perdedor diz "Não é minha Obrigação"
Um vencedor vislumbra uma resposta para cada problema
Um perdedor vê todos os problemas, sem Resposta
Um vencedor diz "Pode ser dificil, mas não impossivel"
Um perdedor diz "pode ser possivel, mas é dificil"
Um venvedor entende que sem Deus não poderá encontrar-se com o melhor,para a sua Vida. Um perdedor crê que pode viver sempre baseado em seus Recursos póprios e seu orgulho pessoal
quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009
Tornado
tornado
Tornado é um fenômeno meteorológico formado por um pequeno e intenso redemoinho de vento resultante da baixa pressão atmosférica durante tempestades. É uma espécie de cone que ao chegar ao chão arrasa tudo o que encontrar pela frente. Diferencia-se dos furacões pelo fato de os furacões serem formados sobre as águas medindo centenas de quilômetros de diâmetro enquanto o tornado atinge no máximo 1 km. Aparentemente, o tornado acontece na interação entre fortes fluxos de ar quente e ar frio que movimentam as nuvens cheias de super-células tempestuosas. Dentre os fenômenos atmosféricos, o tornado é o mais destrutivo, pois sua coluna de ar gira muito rápido chegando a 500 km/h. A intensidade dos tornados é classificado na escala Fujitaque vai de F0 até F8, sendo o F0 o menos intenso e o F8 o mais intenso.Tornados com intensidades acima de F5 são improváveis de se acontecer. No Brasil, os tornados podem ser formados no período da primavera e do outono, as regiões mais freqüentes onde acontece tal fenômeno são: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul.
quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009
BÍBLIA PARA CRIANÇAS
Acho que a educação religiosa é muito importante para as crianças, não importa se os pais são budistas, evangélicos, católicos; o que importa é transmitir às crianças noções de respeito e amor ao próximo, não só em palavras mas essencialmente em atitudes no dia-a-dia. Claro que o exemplo começa em casa, afinal não adianta bater no peito e dizer-se religioso, se suas atitudes no cotidiano não condiz com isso. Descobri hoje um site dedicado às crianças com muitos desenhos para colorir e também a biblia para crianças.Deixo-vos o link para que conheçam: http://www.bibliadacrianca.org/