SEJA BEM VINDO

SEJA BEM VINDO
Demais é D+

terça-feira, 30 de dezembro de 2008

Recompensas Divinas



Recompensas Divinas
Se suportares com paciência, Deus te garante.
Se perdoares, Deus te compensa.
Se prosseguires servindo, Deus se instala no bem.
Se te calas, Deus se expressa em teu favor.
Se te entregas a Deus, Deus te resguarda.
Todo pão que repartes, é valor que acumulas.
Todo agasalho que dês, faz-se apoio a si mesmo.
A coragem que transmites é uma luz que tu segue.
Uma ofensa que perdoas é paz que te acompanha.
Não espere de outras, compensações e gratificações pelo que faças, a resposta é sempre de Deus!

segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

GUARANÁ



Guaraná
O guaranazeiro é um arbusto encontrado no Brasil, especialmente na região da Amazônia, e Venezuela. Seu fruto, o guaraná, é relativamente pequeno, possui uma casca vermelha e polpa branca. O guaraná se assemelha muito com a forma de um olho. Os guaranazeiros se adaptam bem em climas quentes e úmidos, com temperaturas médias de 26ºC. A colheita do guaraná é feita de forma manual, retirando cacho por cacho. Após isso, os grãos ainda são fermentados e secados, resultando no grão de guaraná torrado. O guaraná contém um grande teor de cafeína (2 a 5% contra 1 a 2% do café), conferindo a ele, a capacidade de diminuir a fadiga física e mental, produzir uma maior rapidez de raciocínio entre outras. O guaraná também possui ação tônica cardiovascular, diurética, auxilia no combate à cólicas e enxaquecas . O guaraná é utilizado na fabricação de xaropes, barras, pós, refrigerantes e pela indústria farmacêutica.

terça-feira, 23 de dezembro de 2008

GRAVIOLA



GRAVIOLA

A graviola é uma fruta originária da América Central, pertencente ao gênero Annona, no entanto cultivada no Brasil, onde é muito apreciada, sendo também encontrada na África e Ásia. Uma gravioleira (angiosperma) possui porte arbóreo atingindo cerca de 4 a 6 metros de altura, adaptando-se principalmente em regiões de clima tropical e subtropical, onde desenvolve frutos com peso variando entre 2 a 6 quilogramas, podendo atingir até 8 kg. Superficialmente, o fruto é envolvido por um tegumento verde, possuindo pequenas projeções espinescentes. Seu interior apresenta uma polpa (correspondendo a 65% da massa) contendo favos pouco distinguíveis, com sabor agridoce, textura macia e um grande número de sementes. É empregado industrialmente na fabricação de sucos, sorvetes e doces. Além de ser uma excelente fonte de vitamina C e do complexo B, também possui alto teor de ferro, cálcio, potássio, fósforo e carboidratos. Estudos recentes revelam o seu alto potencial terapêutico, provocando variados efeitos no organismo: efeito antidiurético, antiinflamatório, anti-reumático, antiespasmódico, anticancerígeno.

PEIXE

PEIXE

Fim de ano, festas de Natal e Ano Novo, o consumo de peixes aumenta muito. A carne de peixe se estraga facilmente depois de pescado, principalmente no calor. Deve ser conservado congelado ou dessecado (caso do Bacalhau).
Como verificar se o peixe esta fresco:
· Olhos devem estar umedecidos, brilhantes e transparentes.
· Guelras devem estar bem avermelhadas e úmidas
· Cheiro não deve ser desagradável
· Carne deve estar firme, não desmanchando ao leve toque dos dedos
Não leve para casa peixe com mau cheiro, olhos embaçados e com guelras de cor cinza ou arroxeada e com carne mole.

domingo, 21 de dezembro de 2008

SONHOS DE NATAL


SONHOS DE NATAL


ESTAVA EU PARADO NO ENGARRAFAMENTO DA FRANCISCO GLICÉRIO, UMA DAS AVENIDAS MAIS MOVIMENTADAS DA CIDADE DE CAMPINAS, ONDE OS CARROS NÃO ANDAM, ONDE AS PESSOAS QUE TRABALHAM NO SETOR SÓ PENSAM EM ARRECADAR CADA VEZ MAIS, FEZ DE CAMPINAS UMA MÁQUINA DE DINHEIRO FÁCIL. AQUI MULTA-SE POR TUDO E TAMBÉM POR NADA E ATÉ INVENTAM MULTAS. É UMA FATIA DESTA PREFEITURA QUE DEVERIA SER MAIS BEM APROVEITADA, MAS PARA MANTER FUNCIONÁRIOS USAM DE MÁ FÉ, PESSOAS RECEBEM MULTAS EM RUAS QUE NUNCA SEQUER PASSARAM E DE SEMAFOROS QUE NÃO EXISTEM E ATÉ POR FALTA DE CINTO DE SEGURANÇA EM MOTOCICLETAS! MAS ESTAVA EU PARADO E PENSAVA QUE QUERIA LEVAR MEU FILHO PARA COMPRAR ALGUNS PRESENTES. POR ALGUNS MINUTOS FIQUEI OLHANDO AS LOJAS, DE DENTRO DO CARRO... VOLTEI AO PASSADO...ONDE NO NATAL , ESPERAVAMOS OS PRESENTES, AS BALAS, BOLOS E DOCES, O REFRIGERANTE GELADINHO QUE DESCIA PELA GARGANTA GOSTOSAMENTE. QUE SAUDADE DO ABRAÇO DOS AMIGOS, DAS VISITAS DE CASA EM CASA DESEJANDO FELIZ NATAL, FAZENDO AMIGOS E CONHECENDO NOVAS PESSOAS. ACORDADO DE MEU SONHO POR UM SOM ESTRANHO DE UMA BUZINA DE CARRO PEDINDO PASSAGEM... OU ELE NÃO TEVE NATAL OU NUNCA FEZ AMIGOS...OS CARROS ANDARAM E FUI CORRENDO BUSCAR MEU FILHO. FELIZ É QUEM CONSEGUE VIVER NO PRESENTE O SONHO DO PASSADO!

quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

GOÍABA



A goiaba é o fruto produzido pela goiabeira. Possui alto valor nutritivo, pois apresenta grande quantidade de vitamina A, B1, C, cálcio, fósforo, ferro e fibras solúveis. Apresenta formatos diferentes, coloração da casca verde-amarela variável de acordo com a maturação do fruto, polpa de coloração variável podendo ser branca, rosada ou vermelha e interior preenchido por sementes. Existem, aproximadamente, 2.800 espécies sendo que na América originou-se 130 dessas. Todas as espécies são utilizadas in natura (forma que ativa todos os nutrientes do fruto), na culinária, na preparação de doces, sucos, geléias e outros. A goiaba é um fruto de alto benefício ao organismo humano, pois além de não conter muito açúcar, gordura e calorias a goiaba auxilia no combate a infecções e hemorragias, fortifica os ossos, os dentes e o músculo cardíaco, melhora a cicatrização e o aspecto da pele, retardando o envelhecimento, regula o aparelho digestivo, o sistema nervoso e dá maior resistência física. Deve somente ser evitada por pessoas cujo aparelho digestivo é delicado ou por pessoas que apresenta problemas de intestino preso. Por ser um fruto delicado, a goiaba deve ser consumida assim que iniciar o processo de maturação, pois se muito madura pode não ativar seus nutrientes. É importante guardar a fruta em temperatura ambiente ou na geladeira em locais menos frios. A goiabeira se adapta em diferentes solos, mas é importante cultivá-la em locais onde o vento frio não a atinja. O melhor período de safra ocorre entre janeiro e maio.

segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Figo




Figo
Figo é o fruto da figueira, originário da região do meditarrâneo, pertencente à família Moraceae. Seu formato é semelhante ao da pêra e mede entre 3 e 7 cm. Pode ser encontrado de vários tipos com tamanho, forma e cor diferentes, por exemplo, pretos, roxos, vermelhos, verdes ou amarelos. É plantado em vários países, já que se adapta em diferentes climas. Chegou ao Brasil no século XVI na bagagem dos primeiros colonizadores portugueses. Valinhos, localizado no interior de São Paulo é considerado destaque na produção de figo. O figo é altamente energético, por ser rico em açúcar. Contém vitamina C, sais minerais como potássio, cálcio e fósforo. Combate inflamações do sistema respiratório. Possui ação laxativa suave, por conter fibras solúveis. Ajuda na prevenção do câncer, devido à presença da substância benzaldeído. O figo verde é usado na produção de doces e compotas, o maduro é consumido in natura e utilizado na preparação de doces em pasta. O período de safra compreende os meses de janeiro a abril.

quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

A ATITUDE FAZ A DIFERENÇA!


A ATITUDE DAS PESSOAS FAZ A DIFERENÇA.

Ao estudar a conduta das pessoas nos países ricos, se descobre que a maior parte da população cumpre as seguintes regras, cuja ordem pode ser discutida: 1. A moral como principio básico2. A ordem e a limpeza3. A integridade4. A pontualidade5. A responsabilidade6. O desejo de superação7. O respeito às leis e aos regulamentos8. O respeito pelo direito dos demais9. Seu amor ao trabalho10. Seu esforço pela economia e investimentoNecessitamos de mais leis? Não seria suficiente cumprir e fazer cumprir estas 10 simples regras?Nos países pobres, só uma mínima (quase nenhuma) parte da população segue estas regras em sua vida diária. Não somos pobres porque ao nosso país falte riquezas naturais, ou porque a natureza tenha sido cruel conosco, simplesmente por Nossa Atitude. Nos falta caráter para cumprir estas premissas básicas de funcionamento das sociedades.

quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

coco

Coco

O coco é o fruto produzido pelo coqueiro que contém componentes que beneficiam o organismo humano. É um fruto carnoso, de casca fibrosa, endocarpo duro, de semente esbranquiçada e suculenta utilizada na alimentação juntamente com a água que se encontra dentro da semente. A quantidade de água varia de acordo com a maturação de cada fruta, pois na medida em que o fruto amadurece a água vai diminuindo. Possui aproximadamente 46% de água; 5,41% de substância albuminóide, ou seja, substância combinada de carbono, oxigênio, hidrogênio, azoto e enxofre; 8,06% de substância azotada, ou seja, substância gasosa quimicamente inativa; 35,9% de óleos; 2,9% de celulose e 0,97% de cinzas. O endocarpo ou a parte lenhosa que protege a semente abriga os chamados poros de germinação. São três círculos visivelmente percebidos por onde a raiz se manifesta germinando o embrião. Apesar de existirem inúmeras espécies de coco, a mais conhecida é o coco-da-baía. Esse é rico em proteínas, gorduras, calorias, vitaminas A, B1, B2, B5 e C, potássio, sódio, fósforo, cloro e fibras. Como benefício ao organismo atua como adstringente para as hemorróidas, como diurético e ainda é indicado em situações de diarréia, vômitos, câimbras, dor de cabeça, problema cardíaco, pressão alta e desidratação. Também hidrata a pele, diminui o colesterol, combate a verminose, controla a pressão arterial, repõe energia, depura o sangue, diminui febre e auxilia no tratamento de úlcera estomacal. Tais propriedades são encontradas no coco ainda verde, porém quando o coco já está maduro deve-se evitar a ingestão por pessoas com pressão alta e alto colesterol.

segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

RADIOETVDEMAIS.COM.BR

RADIOETVDEMAIS.COM.BR

Carambola


Carambola
A carambola é uma fruta originária da Índia, de cor verde ou amarela e sabor agridoce. A caramboleira é uma árvore de pequeno porte, é bastante usada na ornamentação de quintais e jardins. A fruta é bastante consumida na China, principalmente na fabricação de sobremesas. Foi introduzida no Brasil em 1817, no Estado de Pernambuco. O cultivo da carambola é indicado em regiões de clima quente e úmido. Em torno de 4 anos, a árvore já começa a dar os primeiros frutos. Uma caramboleira pode durar cerca de 50 a 70 anos. A fruta possui um formato semelhante ao de uma estrela, por isso também é conhecida como star fruit. A carambola possui cinco gomos e uma polpa de consistência rígida. A fruta é encontrada na grande maioria das vezes, em pomares pequenos, quintais e sítios, seu cultivo não é feito em escala. A carambola é uma fonte rica em sais minerais e vitaminas A, B1, B2, C, além de fósforo e potássio. A fruta é consumida in natura ou usada na fabricação de geléias, caldas, sucos e compotas.

quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

CAQUI


Caqui
Originário da China e muito popular no Japão, o caqui (dióspiro, em Portugal) é uma fruta bastante doce e que apresenta grandes quantidades de água em seu interior. As espécies mais conhecidas da fruta são o caqui-chocolate, que apresenta listras de cor escura em seu interior e é geralmente mais duro e menos doce; e o rama forte, mais doce e mole. O cultivo do caquizeiro é feito em várias partes do mundo de clima temperado e subtropical, uma vez que a planta se desenvolve em regiões mais amenas. O crescimento do caquizeiro ocorre de forma lenta se comparada com outras plantas, assim, a primeira colheita dos frutos geralmente ocorre no 3º ano após o plantio. Um caqui possui o tamanho aproximado de uma maçã, porém se assemelha muito com o tomate. A fruta possui um alto valor calórico se comparado com outras: 100 g possuem cerca de 65 cal, é bastante utilizada no cardápio de esportistas. Além disso, é rico em vitaminas A e C, possui cálcio, ferro, proteínas e é considerado alcalinizante e antioxidante. O caqui é consumido principalmente como fruta de mesa, no entanto, também pode ser utilizado na fabricação de caqui cristalizado e vinagre.



O pior naufrágio é daquele que não saiu do porto"

quarta-feira, 3 de dezembro de 2008


Caju
O caju é considerado muitas vezes como o fruto do cajueiro, embora seja um pseudofruto. É constituído de duas partes: a castanha que é a fruta propriamente dita, e o pedúnculo floral, pseudofruto confundido com o fruto. Esse se compõe de um pedúnculo piriforme, carnoso, amarelo, rosado ou vermelho. É rico em vitamina C e ferro e ajuda a proteger as células do sistema imunológico contra os danos dos radicais livres. Seu cultivo é muito comum no nordeste brasileiro. A colheita é realizada de agosto a janeiro. O cajueiro é uma árvore originária do Brasil, nativo da região litorânea. Suas folhas são eficazes na cicatrização de feridas. Além de ser consumido natural, o caju pode ser utilizado na preparação de sucos, mel, doces, passas, sorvetes, licores. A castanha, depois de torrada, é utilizada como petisco, sendo exportada para quase todo o mundo. A castanha verde é usada em pratos quentes. O suco de caju é industrializado e muito apreciado em todo o país. A casca do caju é usada no tratamento de afta e infecções na garganta. A madeira também é aproveitada na construção civil, carpintaria, marcenaria, etc.

terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Cajá


Cajá

O cajá-manga é uma fruta originária das regiões tropicais da América, bastante popular no Brasil, especialmente na região Nordeste. A fruta, de cor avermelhada ou amarelada, possui uma polpa suculenta de sabor relativamente azedo, revestida por uma fina casca. O cajá-manga também é dotado de pequenos espinhos macios na parte do mesocarpo. A cajazeira é uma árvore que se adapta bem aos climas úmido, sub-úmido e quente, sendo necessário que seja plantada em solos profundos e drenados. A árvore também é usada para sombreamento permanente do cacaueiro. A colheita do cajá é feita de forma manual, coletando-se os frutos caídos no chão. O cajá-manga é uma fruta rica em fibras, cálcio, fósforo e ferro. A fruta é bastante popular no sul da Bahia, é encontrada facilmente em feiras livres às margens de rodovias. A polpa da fruta é uma das mais comercializadas na região, sendo utilizada no preparo de refrescos, batidas, licores e sorvetes.

segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

BANANA


Banana

A banana é o fruto da bananeira, pertencente à família Musaceae. É cultivada em todas as regiões tropicais, e originária do sudeste da Ásia. O maior produtor mundial de banana é o Equador, seguido da Índia e do Brasil. As bananas formam-se em cachos, estes ficam pendurados no caule da bananeira e pesam de 30 a 50 Kg. O cultivo é fácil, já que os primeiros cachos podem ser colhidos após o primeiro ano de plantio. A banana é composta de 75% de água e 25% de matéria seca. É fonte de vitaminas A, C, B1, B2, carboidratos, fibras, sais minerais, potássio. Possui baixo teor de gorduras. Quando imatura, é uma fruta de cor verde, ao madurar apresenta cor amarela ou vermelha. Existem mais de 500 variedades de banana em todo o mundo. As quatro variedades principais são: banana prata, banana maçã, Cavendish e a banana terra. Enquanto está verde, a banana é composta por água e amido, o que lhe garante o sabor adstringente. Pode ser consumida fresca, assada, cozida, frita, é usada para a preparação de doces. É a fruta mais consumida no Brasil e no Mundo, sendo um alimento energético bastante apreciado por atletas.

sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Amoras


AMORAS
Assim como a framboesa, a amoreira faz parte do grupo de plantas do gênero Rubus, sendo cultivada na Ásia norte ocidental, Europa, América do Norte e outras regiões de clima temperado. Suas exigências climáticas são bastante semelhantes às do morangueiro. A amora é indicada para a cultivação em pequenas propriedades, principalmente em regiões mais frias, como no sul do Brasil. É recomendável fazer o plantio nos meses mais frios do ano. No entanto, a planta pode ser encontrada de forma subespontânea em várias regiões do Brasil com clima um pouco mais quente. A colheita da fruta vai de setembro a novembro. A amora é uma fruta altamente nutritiva de sabor doce e um pouco ácida. Composta por 85% de água e vários minerais e vitaminas, a fruta é indicada no controle de hemorragias e da pressão arterial, além de exercer uma função antioxidante. A amora é apreciada in natura ou usada na fabricação de geléias, sucos, doces, sorvetes, vinhos, licores, etc. Existe um grande número de espécies. A classificação de todas as espécies de amoras é difícil, uma vez que a hibridização entre espécies é freqüente.

quarta-feira, 26 de novembro de 2008


ABUSO INFANTIL
Vergonha mundial: violência contra a criançaTodos os governos do mundo precisam enfrentar o problema da violência contra a criança, que é comum e tolerada em várias partes do mundo, segundo um relatório da ONU. Um estudo que durou quatro anos milhares de crianças enfrentam abuso físico que é escondido ou aprovado pela sociedade.

terça-feira, 25 de novembro de 2008

AMEIXA



Ameixa

A ameixa é o fruto comestível da ameixeira. Pertencente à família das rosáceas, a ameixa de cor vermelha, amarela ou roxa escura é carnosa e suculenta. A ameixa possui alto valor nutritivo, é rica em açúcar, sais minerais (cálcio, fósforo e ferro) e algumas vitaminas, como as vitaminas do complexo B, que evitam problemas de pele e reumatismo. É indicada contra a prisão de ventre por seu poder laxativo. Possui mais fibras do que qualquer outra verdura, fruta ou feijões secos. A ameixa seca repõe nutrientes minerais como ferro, zinco e potássio, esse ajuda a diminuir a pressão sanguínea e melhora a saúde dos ossos. Cada 100 gramas de ameixa fresca contêm 47 calorias. A espécie da fruta seca apresenta valor calórico bem maior, por conter alto teor de açúcar. Existem muitas variedades segundo o tamanho, cor, sabor e estação do ano em que se desenvolvem. Os diferentes nomes que a ameixa possui variam de acordo com o lugar onde é cultivada. No Brasil, a ameixa é cultivada em Minas Gerais, na Bahia e no Distrito Federal. O período da safra vai de dezembro a fevereiro. Durante a maturação, a ameixa sofre mudanças de cor, aroma, sabor e textura. Os indicadores de maturação determinam o momento adequado da colheita. Um desses indicadores consiste na firmeza da polpa que diminui, tornando a fruta tenra e macia. Os dois fatores mais importantes referentes à colheita implicam em cuidado durante a mesma e a maturação adequada. Após a colheita, as frutas são selecionadas e classificadas. A ameixa é utilizada no preparo de doces, conserva e geléia.

segunda-feira, 24 de novembro de 2008

ACEROLA


ACEROLA
A acerola é uma fruta nativa da América Central, América do Sul e das ilhas do Caribe, conhecida também como cereja das Antilhas. É muito conhecida por causa do seu grande teor de ácido ascórbico, ou seja, vitamina, com apenas dois frutos as necessidades diárias de vitamina C são sanadas. É importante ressaltar que quanto mais verde a fruta estiver mais vitamina C terá e ainda, dependendo da época da colheita essa pode sofrer alteração na quantidade de vitamina C. Além dessa, a acerola ainda contém vitamina A, B1, B2, B3, cálcio, fósforo e ferro. A acerola sofre variação em relação a sua cor, ao seu tamanho e ao seu formato, por possuir várias espécies. É extremamente frágil, permanece no pé por apenas dois dias após chegar à maturação. Quanto ao sabor, as acerolas podem ser doces, ácidas e super-ácidas sendo que sua utilização é maior na produção de sucos, o que não a restringe a outras finalidades. A fruta é bastante utilizada por pessoas com gripe, afecções pulmonares, doenças do fígado, doenças nasais e gengivais. Nasce de uma árvore chamada aceroleira que se desenvolve em regiões de clima tropical e subtropical. Sua proliferação pode ocorrer através do plantio da semente, por técnicas de enxerto e/ou por estaquia. A aceroleira possui porte médio de aproximadamente três metros de altura com características de arbusto. Sob irrigação constante, a árvore produz fruto o ano todo e em terrenos não regados com tanta freqüência, produz fruto até quatro vezes por ano. Nesse caso, a aceroleira floresce e frutifica principalmente no período da primavera e do verão.
SÓ PARA NÃO ESQUECER, PARABÉNS AO GUARANI FUTEBOL CLUBE PELO RETORNO Á SÉRIE B DO CAMPEONATO BRASILEIRO, SEU PRESIDENTE LEONEL MARTINS DE OLIVEIRA E TAMBÉM Á SUA TORCIDA, QUE EMPURROU O TIME DURANTE TODO O CAMPEONATO!

domingo, 23 de novembro de 2008

ABACAXI


Abacaxi
O abacaxi, pertencente à família das bromeliáceas, é oriundo da América do Sul e cultivado em qualquer região quente do mundo. Tem grande aceitação em todo o mundo, tanto natural quanto industrializado. É conhecido também como ananás, como é chamado nos países de língua espanhola. Quando maduro o abacaxi apresenta sabor muito ácido e muitas vezes adocicado. É rico em vitaminas C, B1, B6, ferro, magnésio e fibras. Devido sua aparência e existência da coroa, o abacaxi é conhecido como rei dos frutos. Na gíria brasileira, é comumente utilizado significando algo que não apresenta bom resultado, devido o seu aspecto espinhoso. Além da polpa, as cascas e o miolo do abacaxi podem ser utilizados para a produção de sucos. Previne dores de garganta e resfriados e é bom para a circulação por conter a enzima bromelina. Servindo também como tempero para amaciar carnes. O abacaxi pode ser consumido in natura, industrializado sob a forma de geléia, vinho, cristalizado, passa, licor. Ao comprá-lo é bom observar se as folhas da coroa não estão secas nem murchas, se o cheiro está bom e se não existem manchas. O melhor período de safra compreende o mês de dezembro a janeiro. O abacaxizeiro é uma planta que atinge um metro de altura, já era cultivada pelos indígenas antes mesmo do descobrimento do país. No Brasil, são cultivadas várias espécies, como o abacaxi amarelo, porém a que se destaca é a variedade Pérola, de polpa amarelo-pálida, sabor bastante doce, casca esverdeada, mesmo quando maduro e pouca acidez. Os principais países produtores de abacaxi são os Estados Unidos, o Brasil, a Malásia, Formosa, México e as Filipinas.

sábado, 22 de novembro de 2008

TEM ALGO COM VOCE?


Buscamos o amor nos bares, na internet , nas paradas de ônibus. Ele certamente está por ali, você quase pode sentir seu cheiro e calor. Questionamos o porquê de nossa existência e nada parece fazer sentido. Talvez Deus queira que nós conheçamos algumas pessoas erradas antes de encontrar a pessoa certa, para que saibamos, ao encontrá-la, agradecer por esta benção e saber valorizá-la. Quando a porta da felicidade se fecha, outra porta se abre. Não espere um sorriso para ser gentil. Não espere ser amado para amar. Não espere ficar sozinho para reconhecer o valor de quem está ao seu lado. Não espere ficar de luto para reconhecer o que hoje é importante em sua vida. E especialmente quem hoje é importante em sua vida. A maior beleza de ser bonita é ser bonitona por dentro e por fora, aí é ser linda de verdade, e você é!!!


Autor desconhecido, rsrs

sexta-feira, 21 de novembro de 2008


ABACATE


O abacate é o fruto do abacateiro, uma árvore da familia das laureáceas, que pode atingir até 20 metros de altura. Suas folhas são utilizadas no preparo de chá, bom para a digestão, para combater infecção de garganta e tosse. São conhecidas mais de 500 espécies de abacate, das seguintes origens: a guatemalteca, a antilhana e a mexicana. O período de safra é de fevereiro a agosto. O abacate pode ser consumido sob a forma de salada, sopa e conserva. A parte comestível é a polpa verde-amarelada, de consistência mole, rica em proteínas, gordura, fósforo, açúcares e vitaminas. Como sua gordura é facilmente digerida pelo organismo, pode estar presente na dieta da população que apresentam problemas digestivos. Possui forma arredondada e pesa entre 500 a 1500 gr. A coloração da casca varia do verde ao vermelho-escuro. As duas principais espécies de abacate são Strong, cor verde e a Hass, cor roxa.

quinta-feira, 20 de novembro de 2008

CUPUAÇU


cupuaçu

O cupuaçu, fruto da mesma família do cacau, é originário da Amazônia brasileira, sendo muito popular no Pará e na cidade de Presidente Figueiredo (AM), onde é organizada uma festa que acontece todo mês de abril. A árvore, conhecida como cupuaçuzeiro, cupuaçueiro ou cupu atinge uma média de 10 a 15 m de altura. As folhas são longas, medindo até 60 cm de comprimento. As flores são grandes, de cor vermelho-escura, com características peculiares: são as maiores do gênero, não crescem grudadas no tronco, mas sim nos galhos. O fruto possui perfume forte e doce, apresenta forma esférica ou ovóide, mede até 25 cm de comprimento, chega a pesar mais de 1 Kg, tendo casca dura e lisa, de coloração castanho-escura. Das sementes do cupuaçu é feito o cupulate, o chocolate que substituiu o cacau pelo seu primo, o cupuaçu. As sementes têm despertado o interesse e estudos. Contêm proteínas que enriquecem outros alimentos. A gordura extraída é aplicada na indústria de cosméticos. As sementes ficam envoltas por uma polpa branca, ácida e aromática, usada para fazer suco, sorvetes, vitaminas, doces, como musse, geléia, compotas, “vinho” (refresco sem álcool) e licores. Os frutos surgem de janeiro a maio. O cupuaçu contém vitaminas, minerais e pectina, uma fibra solúvel que ajuda a manter bons níveis de colesterol.

quarta-feira, 19 de novembro de 2008

CASTANHA DO PARÁ


Castanha do Pará
A Castanha do Pará é a semente da castanheira do Pará, uma árvore da família botânica Lecythidaceae, com tronco de até 4 m de diâmetro e altura de 30-45 metros. O fruto é esférico, de 11 a 14 cm de diâmetro, com peso variando entre 700 grs e 1500 grs. É uma fruta típica do norte do Brasil e um dos principais produtos de exportação da Amazônia. Possui alto valor protéico e calórico além de ser rica em selênio, substância que reduz o risco de cânceres como o de pulmão e de próstata e combate os radicais livres, agindo contra o envelhecimento, fortalece o sistema imunológico, atua no equilíbrio da tireóide. Pode ser consumida in natura, torrada, na forma de farinhas, doces e sorvetes. O óleo da castanha é usado na fabricação de produtos de beleza para o cabelo. A castanha tem uma casca fina, marrom e brilhante. A polpa é branca, farinhenta e saborosa.

AZEITE

AzeiteO azeite é uma gordura líquida, rica em gorduras moninsaturadas que ajudam a reduzir o “mau” colesterol (LDL) e a manter o nível do “bom” colesterol (HDL). Apresenta também um elevado valor nutricional e, além do sabor único que confere aos alimentos, é uma das fontes de lípidos mais saudável que se conhece. É um rico em vitamina E, a qual apresenta uma forte capacidade antioxidante, ou seja, protege as células do ataque dos radicais livres. Também está relacionado com a protecção contra doenças cardiovasculares, diabetes e de alguns tipos de cancro. O azeite virgem é um sumo de fruta 100% natural, extraído da azeitona, e faz parte dos hábitos alimentares dos povos mediterrânicos desde que essa região é habitada. Os egípcios já o usavam há seis mil anos e era um dos principais produtos comercializados pelos fenícios. Ao longo dos tempos a sua importância resultou das múltiplas utilizações que lhe foram dadas: alimentação, medicina e beleza, por exemplo. Foi ainda utilizado como combustível para a iluminação, lubrificante para ferramentas agrícolas e ainda como elemento essencial em ritos religiosos. Existem vários tipos de azeite que dependem das diferentes variedades de azeitona, do seu grau de maturação, do solo e do clima. Para obter um azeite virgem extra as azeitonas colhidas manualmente devem ser transportadas de imediato para o lagar, a fim de evitar a sua fermentação, que, consequentemente, aumentaria o grau de acidez. De seguida lavam-se, trituram-se e misturam-se com água. No final, o azeite separa-se da água por centrifugação. Deste processo resulta um azeite de primeira qualidade, garantindo a essência das vitaminas e ácidos gordos que o convertem num produto terapeuticamente benéfico. A denominação dos vários tipos de azeite difere de acordo com o teor de acidez. Assim, o azeite virgem não ultrapassa os 2°, enquanto que o azeite virgem extra possui um nível de acidez de 1°. Entre outros, destaca-se ainda o azeite virgem extra especial, com acidez até 0,7°.Muitas vezes existe a ideia que todas as gorduras (lípidos) são prejudiciais. Na verdade, estas são imprescindíveis para a nossa saúde em quantidades adequadas e se ingeridas com os restantes alimentos. Nomeadamente as gorduras insaturadas (mono e poliinsaturadas) presentes nos óleos vegetais e nos peixes, em detrimento de outras gorduras saturadas de origem animal. É recomendado que a ingestão de gorduras represente cerca de 30% da energia total ingerida, ou 35% se esta for procedente do azeite. As gorduras desempenham no nosso organismo funções estruturais, constituem as membranas das células e participam no metabolismo. Os lípidos transportam e permitem a absorção das vitaminas lipossulúveis (A, D, K) e de outros nutrientes. A importância do azeite é tal que, ao estudar os hábitos alimentares das diferentes populações, a comunidade médica internacional verificou que a alimentação rica neste alimento, nomeadamente dos países do Mediterrâneo, podia estar na base dos níveis reduzidos de colesterol e uma baixa incidência de doenças cardiovasculares, em comparação com os habitantes dos EUA e do Norte da Europa. Devido ao seu elevado teor de ácidos gordos monoinsaturados (70%), o consumo de azeite ajuda a reduzir o “mau” colesterol (LDL), mantendo o nível do “bom” colesterol (HDL). Por outro lado, a vitamina E desempenha uma função antioxidante sobre as paredes das artérias. Desta forma ajuda a prevenir o desenvolvimento de doenças cardiovasculares como arteriosclerose, trombose, enfarte cardíaco e acidentes vasculares cerebrais. Ajuda ainda a prevenir a diabetes ao favorecer o metabolismo e a melhorar a assimilação de açúcar e a tolerância à glucose. O consumo deste alimento ajuda também proteger o sistema digestivo ao prevenir o excesso de ácido no estômago. Contribui ainda para o bom funcionamento da vesícula biliar, promove a assimilação de nutrientes e ajuda a regular o trânsito intestinal. O consumo de azeite poderá também contribuir para a prevenção de alguns tipos de cancro, principalmente o cancro da mama. Devido ainda às suas propriedades antioxidantes ajuda a combater o envelhecimento precoce e a beneficiar o sistema nervoso periférico, bem como o cérebro. Este alimento favorece a mineralização óssea, ao facultar a absorção de cálcio e de vitamina D, ajudando no crescimento e na prevenção da osteoporose. Apresenta ainda uma gordura poliinsaturada, o ácido ómega-6, derivado do ácido linoleico, que é necessário à formação das células e controla os processos inflamatórios.Para se usufruir plenamente das virtudes do azeite este deve consumir-se cru, sem aquecimento prévio e, de preferência, deve ser de origem biológica. É ideal para temperar saladas e vegetais, pois facilita a absorção da vitamina A contida nos legumes e verduras. É também utilizado nas sopas, no entanto só deve ser introduzido depois de pronta, de modo a que o azeite não se altere muito com a temperatura. Pode ainda substituir outras gorduras utilizadas para elaborar todo o tipo de cozinhados. Mesmo para fritar deve usar-se azeite, pois os outros óleos vegetais alteram-se com o calor, gerando substâncias nocivas, a partir dos 170°C. Este líquido suporta temperaturas mais elevadas e não se queima se não se ultrapassarem os 180°C. Caso não se aprecie o seu sabor nos fritos pode fazer-se uma mistura de azeite (um terço ou metade) e óleo de girassol, pois o elevado teor de monoinsaturados presente no azeite evita a degradação do óleo de girassol.O azeite é ainda um óptimo hidratante e tonificante para a pele, motivo pelo qual é bastante utilizado em artigos cosméticos. É ainda um excelente óleo de massagem e é adicionado aos óleos essenciais na aromaterapia.100 g de azeite fornecem:- 900 Kcal - 100 g de gordura, das quais: 16 g gorduras saturadas; 75 g gorduras monoinsaturadas; (ácido oleico), 9 g de poliinsaturadas, (ácido linoleico ou ómega-6) - 5,1 mg de vitamina E
Referências:Jornal Expresso (www.expresso.pt), in Vidas - Saúde Natural de 09/03/2002

RECEBEMOS,


Jó, 11:16-19 - Pois te esquecerás dos teus sofrimentos e deles só terás lembrança como de águas que passaram. A tua vida será mais clara que o meio-dia; ainda que lhe haja trevas, serão como a manhã. Sentir-te-ás seguro, porque haverá esperança; olharás em derredor e dormirás tranqüilo. Deitar-te-ás, e ninguém te espantará; e muitos procurarão obter o teu favor.

domingo, 16 de novembro de 2008

ENVIARAM E GOSTEI,
Assembléia da carpintaria

Contam que na carpintaria houve uma vez uma estranha assembléia. Foi uma reunião de ferramentas para acertar suas diferenças. Um martelo exerceu a presidência, mas os participantes lhe notificaram que teria que renunciar.
A causa? Fazia demasiado barulho; e além do mais, passava todo o tempo golpeando. O martelo aceitou sua culpa, mas pediu que também fosse expulso o parafuso, dizendo que ele dava muitas voltas para conseguir algo. Diante do ataque, o parafuso concordou, mas por sua vez, pediu a expulsão da lixa. Dizia que ela era muito áspera no tratamento com os demais, entrando sempre em atritos. A lixa acatou, com a condição de que se expulsasse o metro que sempre media os outros segundo a sua medida, como se fora o único perfeito. Nesse momento entrou o carpinteiro, juntou o material e iniciou o seu trabalho. Utilizou o martelo, a lixa, o metro e o parafuso. Finalmente, a rústica madeira se converteu num fino móvel. Quando a carpintaria ficou novamente só, a assembléia reativou a discussão. Foi então que o serrote tomou a palavra e disse: "Senhores, ficou demonstrado que temos defeitos, mas o carpinteiro trabalha com nossas qualidades, com nossos pontos valiosos. Assim, não pensemos em nossos pontos fracos, e concentremo-nos em nossos pontos fortes." A assembléia entendeu que o martelo era forte, o parafuso unia e dava força, a lixa era especial para limar e afinar asperezas, e o metro era preciso e exato. Sentiram-se então como uma equipe capaz de produzir móveis de qualidade. Sentiram alegria pela oportunidade de trabalhar juntos. Ocorre o mesmo com os seres humanos. Basta observar e comprovar. Quando uma pessoa busca defeitos em outra, a situação torna-se tensa e negativa; ao contrário, quando se busca com sinceridade os pontos fortes dos outros, florescem as melhores conquistas humanas. É fácil encontrar defeitos, qualquer um pode fazê-lo. Mas encontrar qualidades... isto é para os sábios!!!!

quarta-feira, 12 de novembro de 2008

É muito bom


Assisti ao vídeo da Igreja Pentecostal Cristo é a Vida de Campinas, e gostei muito

A Pastora que pregou, disse coisas importantes para a vida das pessoas, independente de credo, raça ou posição social. Pregou a igualdade do povo.
Convidamos a Igreja á participar da programação da emissora, e á partir da próxima semana estará na grade de programação.

Informamos que o programa Titulares do Esporte, com Donizete Diniz e sua equipe estará em novo horário: de segunda á sexta feira das 18h00 até 19h00min. Fique informado de tudo o que acontece no mundo esportivo.

MMS://TV.APLICANET.COM.BR/REDEMAISTV

O Amor é Lindo

O Amor é Lindo
FELIZ...EU QUERO É MAIS!