SEJA BEM VINDO

SEJA BEM VINDO
Demais é D+

terça-feira, 30 de dezembro de 2008

Recompensas Divinas



Recompensas Divinas
Se suportares com paciência, Deus te garante.
Se perdoares, Deus te compensa.
Se prosseguires servindo, Deus se instala no bem.
Se te calas, Deus se expressa em teu favor.
Se te entregas a Deus, Deus te resguarda.
Todo pão que repartes, é valor que acumulas.
Todo agasalho que dês, faz-se apoio a si mesmo.
A coragem que transmites é uma luz que tu segue.
Uma ofensa que perdoas é paz que te acompanha.
Não espere de outras, compensações e gratificações pelo que faças, a resposta é sempre de Deus!

segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

GUARANÁ



Guaraná
O guaranazeiro é um arbusto encontrado no Brasil, especialmente na região da Amazônia, e Venezuela. Seu fruto, o guaraná, é relativamente pequeno, possui uma casca vermelha e polpa branca. O guaraná se assemelha muito com a forma de um olho. Os guaranazeiros se adaptam bem em climas quentes e úmidos, com temperaturas médias de 26ºC. A colheita do guaraná é feita de forma manual, retirando cacho por cacho. Após isso, os grãos ainda são fermentados e secados, resultando no grão de guaraná torrado. O guaraná contém um grande teor de cafeína (2 a 5% contra 1 a 2% do café), conferindo a ele, a capacidade de diminuir a fadiga física e mental, produzir uma maior rapidez de raciocínio entre outras. O guaraná também possui ação tônica cardiovascular, diurética, auxilia no combate à cólicas e enxaquecas . O guaraná é utilizado na fabricação de xaropes, barras, pós, refrigerantes e pela indústria farmacêutica.

terça-feira, 23 de dezembro de 2008

GRAVIOLA



GRAVIOLA

A graviola é uma fruta originária da América Central, pertencente ao gênero Annona, no entanto cultivada no Brasil, onde é muito apreciada, sendo também encontrada na África e Ásia. Uma gravioleira (angiosperma) possui porte arbóreo atingindo cerca de 4 a 6 metros de altura, adaptando-se principalmente em regiões de clima tropical e subtropical, onde desenvolve frutos com peso variando entre 2 a 6 quilogramas, podendo atingir até 8 kg. Superficialmente, o fruto é envolvido por um tegumento verde, possuindo pequenas projeções espinescentes. Seu interior apresenta uma polpa (correspondendo a 65% da massa) contendo favos pouco distinguíveis, com sabor agridoce, textura macia e um grande número de sementes. É empregado industrialmente na fabricação de sucos, sorvetes e doces. Além de ser uma excelente fonte de vitamina C e do complexo B, também possui alto teor de ferro, cálcio, potássio, fósforo e carboidratos. Estudos recentes revelam o seu alto potencial terapêutico, provocando variados efeitos no organismo: efeito antidiurético, antiinflamatório, anti-reumático, antiespasmódico, anticancerígeno.

PEIXE

PEIXE

Fim de ano, festas de Natal e Ano Novo, o consumo de peixes aumenta muito. A carne de peixe se estraga facilmente depois de pescado, principalmente no calor. Deve ser conservado congelado ou dessecado (caso do Bacalhau).
Como verificar se o peixe esta fresco:
· Olhos devem estar umedecidos, brilhantes e transparentes.
· Guelras devem estar bem avermelhadas e úmidas
· Cheiro não deve ser desagradável
· Carne deve estar firme, não desmanchando ao leve toque dos dedos
Não leve para casa peixe com mau cheiro, olhos embaçados e com guelras de cor cinza ou arroxeada e com carne mole.

domingo, 21 de dezembro de 2008

SONHOS DE NATAL


SONHOS DE NATAL


ESTAVA EU PARADO NO ENGARRAFAMENTO DA FRANCISCO GLICÉRIO, UMA DAS AVENIDAS MAIS MOVIMENTADAS DA CIDADE DE CAMPINAS, ONDE OS CARROS NÃO ANDAM, ONDE AS PESSOAS QUE TRABALHAM NO SETOR SÓ PENSAM EM ARRECADAR CADA VEZ MAIS, FEZ DE CAMPINAS UMA MÁQUINA DE DINHEIRO FÁCIL. AQUI MULTA-SE POR TUDO E TAMBÉM POR NADA E ATÉ INVENTAM MULTAS. É UMA FATIA DESTA PREFEITURA QUE DEVERIA SER MAIS BEM APROVEITADA, MAS PARA MANTER FUNCIONÁRIOS USAM DE MÁ FÉ, PESSOAS RECEBEM MULTAS EM RUAS QUE NUNCA SEQUER PASSARAM E DE SEMAFOROS QUE NÃO EXISTEM E ATÉ POR FALTA DE CINTO DE SEGURANÇA EM MOTOCICLETAS! MAS ESTAVA EU PARADO E PENSAVA QUE QUERIA LEVAR MEU FILHO PARA COMPRAR ALGUNS PRESENTES. POR ALGUNS MINUTOS FIQUEI OLHANDO AS LOJAS, DE DENTRO DO CARRO... VOLTEI AO PASSADO...ONDE NO NATAL , ESPERAVAMOS OS PRESENTES, AS BALAS, BOLOS E DOCES, O REFRIGERANTE GELADINHO QUE DESCIA PELA GARGANTA GOSTOSAMENTE. QUE SAUDADE DO ABRAÇO DOS AMIGOS, DAS VISITAS DE CASA EM CASA DESEJANDO FELIZ NATAL, FAZENDO AMIGOS E CONHECENDO NOVAS PESSOAS. ACORDADO DE MEU SONHO POR UM SOM ESTRANHO DE UMA BUZINA DE CARRO PEDINDO PASSAGEM... OU ELE NÃO TEVE NATAL OU NUNCA FEZ AMIGOS...OS CARROS ANDARAM E FUI CORRENDO BUSCAR MEU FILHO. FELIZ É QUEM CONSEGUE VIVER NO PRESENTE O SONHO DO PASSADO!

quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

GOÍABA



A goiaba é o fruto produzido pela goiabeira. Possui alto valor nutritivo, pois apresenta grande quantidade de vitamina A, B1, C, cálcio, fósforo, ferro e fibras solúveis. Apresenta formatos diferentes, coloração da casca verde-amarela variável de acordo com a maturação do fruto, polpa de coloração variável podendo ser branca, rosada ou vermelha e interior preenchido por sementes. Existem, aproximadamente, 2.800 espécies sendo que na América originou-se 130 dessas. Todas as espécies são utilizadas in natura (forma que ativa todos os nutrientes do fruto), na culinária, na preparação de doces, sucos, geléias e outros. A goiaba é um fruto de alto benefício ao organismo humano, pois além de não conter muito açúcar, gordura e calorias a goiaba auxilia no combate a infecções e hemorragias, fortifica os ossos, os dentes e o músculo cardíaco, melhora a cicatrização e o aspecto da pele, retardando o envelhecimento, regula o aparelho digestivo, o sistema nervoso e dá maior resistência física. Deve somente ser evitada por pessoas cujo aparelho digestivo é delicado ou por pessoas que apresenta problemas de intestino preso. Por ser um fruto delicado, a goiaba deve ser consumida assim que iniciar o processo de maturação, pois se muito madura pode não ativar seus nutrientes. É importante guardar a fruta em temperatura ambiente ou na geladeira em locais menos frios. A goiabeira se adapta em diferentes solos, mas é importante cultivá-la em locais onde o vento frio não a atinja. O melhor período de safra ocorre entre janeiro e maio.

segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Figo




Figo
Figo é o fruto da figueira, originário da região do meditarrâneo, pertencente à família Moraceae. Seu formato é semelhante ao da pêra e mede entre 3 e 7 cm. Pode ser encontrado de vários tipos com tamanho, forma e cor diferentes, por exemplo, pretos, roxos, vermelhos, verdes ou amarelos. É plantado em vários países, já que se adapta em diferentes climas. Chegou ao Brasil no século XVI na bagagem dos primeiros colonizadores portugueses. Valinhos, localizado no interior de São Paulo é considerado destaque na produção de figo. O figo é altamente energético, por ser rico em açúcar. Contém vitamina C, sais minerais como potássio, cálcio e fósforo. Combate inflamações do sistema respiratório. Possui ação laxativa suave, por conter fibras solúveis. Ajuda na prevenção do câncer, devido à presença da substância benzaldeído. O figo verde é usado na produção de doces e compotas, o maduro é consumido in natura e utilizado na preparação de doces em pasta. O período de safra compreende os meses de janeiro a abril.

quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

A ATITUDE FAZ A DIFERENÇA!


A ATITUDE DAS PESSOAS FAZ A DIFERENÇA.

Ao estudar a conduta das pessoas nos países ricos, se descobre que a maior parte da população cumpre as seguintes regras, cuja ordem pode ser discutida: 1. A moral como principio básico2. A ordem e a limpeza3. A integridade4. A pontualidade5. A responsabilidade6. O desejo de superação7. O respeito às leis e aos regulamentos8. O respeito pelo direito dos demais9. Seu amor ao trabalho10. Seu esforço pela economia e investimentoNecessitamos de mais leis? Não seria suficiente cumprir e fazer cumprir estas 10 simples regras?Nos países pobres, só uma mínima (quase nenhuma) parte da população segue estas regras em sua vida diária. Não somos pobres porque ao nosso país falte riquezas naturais, ou porque a natureza tenha sido cruel conosco, simplesmente por Nossa Atitude. Nos falta caráter para cumprir estas premissas básicas de funcionamento das sociedades.

quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

coco

Coco

O coco é o fruto produzido pelo coqueiro que contém componentes que beneficiam o organismo humano. É um fruto carnoso, de casca fibrosa, endocarpo duro, de semente esbranquiçada e suculenta utilizada na alimentação juntamente com a água que se encontra dentro da semente. A quantidade de água varia de acordo com a maturação de cada fruta, pois na medida em que o fruto amadurece a água vai diminuindo. Possui aproximadamente 46% de água; 5,41% de substância albuminóide, ou seja, substância combinada de carbono, oxigênio, hidrogênio, azoto e enxofre; 8,06% de substância azotada, ou seja, substância gasosa quimicamente inativa; 35,9% de óleos; 2,9% de celulose e 0,97% de cinzas. O endocarpo ou a parte lenhosa que protege a semente abriga os chamados poros de germinação. São três círculos visivelmente percebidos por onde a raiz se manifesta germinando o embrião. Apesar de existirem inúmeras espécies de coco, a mais conhecida é o coco-da-baía. Esse é rico em proteínas, gorduras, calorias, vitaminas A, B1, B2, B5 e C, potássio, sódio, fósforo, cloro e fibras. Como benefício ao organismo atua como adstringente para as hemorróidas, como diurético e ainda é indicado em situações de diarréia, vômitos, câimbras, dor de cabeça, problema cardíaco, pressão alta e desidratação. Também hidrata a pele, diminui o colesterol, combate a verminose, controla a pressão arterial, repõe energia, depura o sangue, diminui febre e auxilia no tratamento de úlcera estomacal. Tais propriedades são encontradas no coco ainda verde, porém quando o coco já está maduro deve-se evitar a ingestão por pessoas com pressão alta e alto colesterol.

segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

RADIOETVDEMAIS.COM.BR

RADIOETVDEMAIS.COM.BR

Carambola


Carambola
A carambola é uma fruta originária da Índia, de cor verde ou amarela e sabor agridoce. A caramboleira é uma árvore de pequeno porte, é bastante usada na ornamentação de quintais e jardins. A fruta é bastante consumida na China, principalmente na fabricação de sobremesas. Foi introduzida no Brasil em 1817, no Estado de Pernambuco. O cultivo da carambola é indicado em regiões de clima quente e úmido. Em torno de 4 anos, a árvore já começa a dar os primeiros frutos. Uma caramboleira pode durar cerca de 50 a 70 anos. A fruta possui um formato semelhante ao de uma estrela, por isso também é conhecida como star fruit. A carambola possui cinco gomos e uma polpa de consistência rígida. A fruta é encontrada na grande maioria das vezes, em pomares pequenos, quintais e sítios, seu cultivo não é feito em escala. A carambola é uma fonte rica em sais minerais e vitaminas A, B1, B2, C, além de fósforo e potássio. A fruta é consumida in natura ou usada na fabricação de geléias, caldas, sucos e compotas.

quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

CAQUI


Caqui
Originário da China e muito popular no Japão, o caqui (dióspiro, em Portugal) é uma fruta bastante doce e que apresenta grandes quantidades de água em seu interior. As espécies mais conhecidas da fruta são o caqui-chocolate, que apresenta listras de cor escura em seu interior e é geralmente mais duro e menos doce; e o rama forte, mais doce e mole. O cultivo do caquizeiro é feito em várias partes do mundo de clima temperado e subtropical, uma vez que a planta se desenvolve em regiões mais amenas. O crescimento do caquizeiro ocorre de forma lenta se comparada com outras plantas, assim, a primeira colheita dos frutos geralmente ocorre no 3º ano após o plantio. Um caqui possui o tamanho aproximado de uma maçã, porém se assemelha muito com o tomate. A fruta possui um alto valor calórico se comparado com outras: 100 g possuem cerca de 65 cal, é bastante utilizada no cardápio de esportistas. Além disso, é rico em vitaminas A e C, possui cálcio, ferro, proteínas e é considerado alcalinizante e antioxidante. O caqui é consumido principalmente como fruta de mesa, no entanto, também pode ser utilizado na fabricação de caqui cristalizado e vinagre.



O pior naufrágio é daquele que não saiu do porto"

quarta-feira, 3 de dezembro de 2008


Caju
O caju é considerado muitas vezes como o fruto do cajueiro, embora seja um pseudofruto. É constituído de duas partes: a castanha que é a fruta propriamente dita, e o pedúnculo floral, pseudofruto confundido com o fruto. Esse se compõe de um pedúnculo piriforme, carnoso, amarelo, rosado ou vermelho. É rico em vitamina C e ferro e ajuda a proteger as células do sistema imunológico contra os danos dos radicais livres. Seu cultivo é muito comum no nordeste brasileiro. A colheita é realizada de agosto a janeiro. O cajueiro é uma árvore originária do Brasil, nativo da região litorânea. Suas folhas são eficazes na cicatrização de feridas. Além de ser consumido natural, o caju pode ser utilizado na preparação de sucos, mel, doces, passas, sorvetes, licores. A castanha, depois de torrada, é utilizada como petisco, sendo exportada para quase todo o mundo. A castanha verde é usada em pratos quentes. O suco de caju é industrializado e muito apreciado em todo o país. A casca do caju é usada no tratamento de afta e infecções na garganta. A madeira também é aproveitada na construção civil, carpintaria, marcenaria, etc.

terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Cajá


Cajá

O cajá-manga é uma fruta originária das regiões tropicais da América, bastante popular no Brasil, especialmente na região Nordeste. A fruta, de cor avermelhada ou amarelada, possui uma polpa suculenta de sabor relativamente azedo, revestida por uma fina casca. O cajá-manga também é dotado de pequenos espinhos macios na parte do mesocarpo. A cajazeira é uma árvore que se adapta bem aos climas úmido, sub-úmido e quente, sendo necessário que seja plantada em solos profundos e drenados. A árvore também é usada para sombreamento permanente do cacaueiro. A colheita do cajá é feita de forma manual, coletando-se os frutos caídos no chão. O cajá-manga é uma fruta rica em fibras, cálcio, fósforo e ferro. A fruta é bastante popular no sul da Bahia, é encontrada facilmente em feiras livres às margens de rodovias. A polpa da fruta é uma das mais comercializadas na região, sendo utilizada no preparo de refrescos, batidas, licores e sorvetes.

segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

BANANA


Banana

A banana é o fruto da bananeira, pertencente à família Musaceae. É cultivada em todas as regiões tropicais, e originária do sudeste da Ásia. O maior produtor mundial de banana é o Equador, seguido da Índia e do Brasil. As bananas formam-se em cachos, estes ficam pendurados no caule da bananeira e pesam de 30 a 50 Kg. O cultivo é fácil, já que os primeiros cachos podem ser colhidos após o primeiro ano de plantio. A banana é composta de 75% de água e 25% de matéria seca. É fonte de vitaminas A, C, B1, B2, carboidratos, fibras, sais minerais, potássio. Possui baixo teor de gorduras. Quando imatura, é uma fruta de cor verde, ao madurar apresenta cor amarela ou vermelha. Existem mais de 500 variedades de banana em todo o mundo. As quatro variedades principais são: banana prata, banana maçã, Cavendish e a banana terra. Enquanto está verde, a banana é composta por água e amido, o que lhe garante o sabor adstringente. Pode ser consumida fresca, assada, cozida, frita, é usada para a preparação de doces. É a fruta mais consumida no Brasil e no Mundo, sendo um alimento energético bastante apreciado por atletas.

O Amor é Lindo

O Amor é Lindo
FELIZ...EU QUERO É MAIS!